Opinião • Postado em 15-07-2019

Atividade extracurricular na escola

Elizeu Silva

/ Divulgação

Que ninguém duvide que a Escola Professora Délia Galdina Duarte em Nossa Senhora do Livramento vem se tornando referência da Rede Municipal papa-banana na maneira de instruir os seus alunos. Empenhados no preparo dos educandos na perspectiva de um futuro promissor, os professores lotados naquela unidade escolar se reinventam diariamente em atividades dentro e fora da sala de aula. Prova disso são as ações educativas ali lançadas nos últimos dias.

Na quarta-feira da semana passada (10), com apoio da direção escolar, a professora Bernadete Tavares criou um ‘sarau literário’ e com os alunos do 4º ano conheceram e utilizaram elementos constitutivos da linguagem de forma reflexiva e funcional. Na ocasião foi dado aos alunos a oportunidade de se expressarem ou se manifestarem artisticamente. Na quinta-feira (11), também foi lançado um novo projeto naquela escola. Desta vez trata-se do ‘Xadrez na Escola’, - como uma atividade extracurricular cujo objetivo também é desenvolver nos alunos a imaginação e o raciocínio lógico. Na sexta-feira (12), a escola D.G.D. como é popularmente conhecida, juntamente com a participação de professores, alunos (as), pais e também da administração municipal, por meio da Biblioteca Itinerante e um grupo de ‘Amigos da Biblioteca’, ofereceram um espaço de estímulo à descoberta do universo literário.

Ora! Compreender a importância dessas atividades extracurriculares nas escolas, não somente em Livramento, mas em todas as escolas Brasil a fora é mais que fundamental para um ensino de qualidade. Elas são necessárias no projeto pedagógico. Tais atividades sejam cursos, aulas e oficinas, irão fazer parte da Base Curricular Comum desses alunos e, consequentemente, irão ampliar a formação dos mesmos. Os ganhos de tudo isso, principalmente na educação infantil, é incalculável.  

Segundo estudiosos (https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/a-importancia-das-atividades-extracurriculares-nas-escolas), o aprendizado das crianças é enriquecido a partir de diferentes formatos e metodologias de ensino. O contato com outras fontes de conhecimento é importante para a formação geral dos sujeitos, o que contribui para o desenvolvimento de adultos mais críticos, participativos e culturalmente desenvolvidos. Entre os benefícios das atividades extracurriculares estão: Favorecem o desenvolvimento motor, cognitivo e socioafetivo das crianças; Despertam a criatividade e o talento para outras atividades; Ampliam a visão de mundo das crianças; Favorecem o entendimento prático dos conteúdos em sala de aula; Aumentam a autoestima e Melhoram a sociabilização das crianças.

Elizeu Silva é jornalista em Mato Grosso
 

Deixe seu comentário

O MT Mais Notícias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais à terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluidos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido, valorize esse espaço democrático.
Agradecemos a participação!

Seja o primeiro a comentar essa postagem!