POLÍTICA • Postado em 05-12-2018

Janaina Riva avalia como positiva aproximação de Mendes com a AL

Assessoria

/ Assessoria

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) avaliou como positiva aproximação do governador eleito Mauro Mendes do Parlamento Estadual. Na manhã desta quarta-feira (05.12), Mendes se reuniu com os deputados para apresentar o cenário financeiro de Mato Grosso e revelou que sua gestão será iniciada com déficit na Conta Única de quase R$ 2 Bilhões (R$ 1.896.274.760).

“Achei bem interessante porque pela primeira vez parece que teremos um orçamento que não será fictício, mas sim um orçamento realista da situação de Mato Grosso. Os números são alarmantes e pra gente saber que 2019 será um ano de fazer o dever de casa. Gostei muito da fala do governador com relação ao equilíbrio das despesas com relação à arrecadação. Vimos ao longo dos últimos 4 anos um governo que supostamente tentando reduzir despesas mas que não fez o dever de casa com relação à arrecadação. E eu acredito que o Mauro terá esse equilíbrio e o respaldo da Assembleia Legislativa para fazer as discussões necessárias para o Estado. Eu fiz questão de parabenizar o Mauro pela vinda dele à Assembleia, coisa que o Pedro Taques nunca fez. Depois de eleito essa é a terceira vez que ele veio e com isso demonstra a vontade de construção de um bom relacionamento”, relata.

Otimista, Janaina diz que a expectativa é que o Estado alcance o equilíbrio financeiro em 2020. “A preocupação de todos nós é como equilibrar ou reverter uma despesa crescente e uma arrecadação que vem caminhando a passos lentos. O governador nos deixou otimistas pois trouxe algumas inovações, inclusive colocando em pauta projetos que reduzem impostos para aumentar a quantidade de venda de produtos que em outros estados tem taxação menores que Mato Grosso. Tudo é muito recente, essa foi uma primeira reunião e ainda não há como fazermos uma projeção exata, mas se discutem vários instrumentos para melhorar a arrecadação do Estado e para poder controlar os gastos”, explica.

No âmbito da Saúde, Janaina afirma que durante a reunião, Mendes demonstrou a preocupação e intenção de quitação daquilo que já está em atraso com os municípios. “Essa fala foi a que mais agradou todos os deputados. Isso quer dizer que primeiro ele irá se preocupar em pagar aquilo que o estado já deve aos municípios e depois pensar em outros investimentos”, disse.

A deputada revela ainda que durante a reunião foi ventilada a hipótese de uma possível fusão entre o Fethab 1 e 2. “Oque se discutiu foi não só a manutenção do Fethab 2, como possível unificação entre os 2 Fethabs, oque todos acharam que simplificaria o sistema. É uma preocupação que ele tem em dar uma simplificada nesta questão dos impostos e acho que agradou muito a Assembleia”, finaliza.

Deixe seu comentário

O MT Mais Notícias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais à terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluidos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido, valorize esse espaço democrático.
Agradecemos a participação!

Seja o primeiro a comentar essa postagem!