GERAL • Postado em 31-08-2017

Bombeiros combatem incêndio em reserva no Pantanal

Patricia Xavier

Da redação

/

Bombeiros combatem um incêndio que atinge a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço (a 121 km de Cuiabá), no Pantanal mato-grossense.  O fogo atingiu dois locais na região.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, um dos focos do incêndio já foi parcialmente controlado e o outro ainda é combatido nesta quinta-feira (31).

A RPPN Sesc Pantanal tem uma área conservada de 108 mil hectares, considerada a maior  do Brasil.

Os focos de incêndio foram registrados no início da semana e se propagaram ao decorrer dos dias. Segundo o Sesc, ainda não há perícia para comprovar a origem do incêndio, no entanto, as principais hipóteses são referentes à coleta de isca na beira do rio, queimada de roça sem monitoramento, retirada do mel com fogo também sem monitoramento ou ação criminosa.

Mais de 30 mil litros de água foram lançados sobre incêndio e estima-se que até agora 1,5 mil hectares tenham sido atingidos pelo fogo. Uma aeronave, própria para combate em incêndios florestais, é usada na operação e lança água na área afetada.

RPPN

O perímetro total da Reserva atinge quase 300 km e faz limite com um trecho de 80 km da margem esquerda do rio Cuiabá, ao leste com um trecho de 30 Km do rio São Lourenço. Comunidades indígenas e pantaneiras tradicionais também estão na vizinhança da reserva.

Deixe seu comentário

O MT Mais Notícias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais à terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluidos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido, valorize esse espaço democrático.
Agradecemos a participação!

Seja o primeiro a comentar essa postagem!

Outras Nesse Tópico