ECONOMIA • Postado em 30-08-2017

WhatsApp se prepara para lançar contas verificadas para empresas

TechTudo

/

WhatsApp anunciou o início de testes com contas verificadas para empresas. Assim como no Facebook Instagram, o aplicativo de mensagens passará a exibir um símbolo ao lado do nome de estabelecimentos checados. Para assegurar que se trata do perfil verdadeiro, o app usará textos em amarelo em conversas entre cliente e empresa. Além disso, o histórico de mensagens não poderá ser apagado em hipótese alguma.

Segundo o WhatsApp, por enquanto, só “algumas contas foram verificadas”. Ainda não é possível baixar e instalar a versão Beta com a nova função, nem com APK nem via download nas lojas de aplicativos. O WhatsApp Web, que funciona online no PC, também não oferece a novidade até o momento.

Como identificar um perfil empresarial

Em post no blog oficial, o WhatsApp explica que uma conversa iniciada com um perfil empresarial adicionará o telefone do estabelecimento aos contatos do celular automaticamente. Na agenda pessoal, o número aparecerá com o nome escolhido pela empresa. Se o contato já estiver gravado no smartphone, permanecerá a identificação dada pelo próprio usuário no momento do registro.

O mensageiro ainda deixa claro que usuários poderão optar por não receber mensagens comerciais. Para isso, bastará bloquear o perfilempresarial indesejado, assim como já se faz com contatos convencionais.

Novos tipos de mensagens

O site WABetaInfo, famoso por vazar novidades do WhatsApp antes da hora, traz mais detalhes sobre a função empresarial. Segundo o portal, o aplicativo oferecerá também novos tipos de mensagens para empresas se comunicarem com clientes. Um deles são as “Mensagens estruturadas”, novo tipo de post com texto, imagem, botão incorporado e um sistema automatizado de tradução para vários idiomas.

Ainda segundo o portal WABetaInfo, empresas teriam também a opção de usar os “Anúncios oficiais”, posts verificados para divulgar promoções e outros avisos importantes sobre o negócio. Esse tipo de publicação traria sempre o sinal de verificação de identidade atrelado, mesmo após ser compartilhado várias vezes, para evitar a distribuição de informações falsas na web.

Outras possíveis novidades para empresas mencionadas pelo portal incluem mensagens automáticas, informe de horário de funcionamento e um perfil detalhado dentro do aplicativo com nome, endereço, site oficial e e-mail para contato.

Pagamentos

Há cerca de duas semanas, o WABetaInfo havia obtido prints atribuídos a uma nova função de pagamentos no aplicativo. O WhatsApp Payments, caso seja confirmado, poderá permitir que usuários paguem por produtos e serviços dentro do chat, desde que a conversa seja com um perfil empresarial verificado.

A tendência é que o aplicativo do WhatsApp receba todas as funções para clientes. Já os recursos voltados para empresas, como garante o WABetaInfo, estariam presente em outro app. O novo programa seria chamado de Pequenas e Médias Empresas e teria versão para AndroidiPhone (iOS) e Windows Phone (Windows 10 Mobile). O sistema do Google para celulares seria o primeiro contemplado com a novidade.

Disponibilidade

O WhatsApp não comentou sobre as informações divulgadas pelo WABetaInfo. Até o momento, a empresa só confirma o início dos testes com perfis empresariais verificados, e não dá prazo para lançamento da função para usuários brasileiros.

 

Deixe seu comentário

O MT Mais Notícias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais à terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluidos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido, valorize esse espaço democrático.
Agradecemos a participação!

Seja o primeiro a comentar essa postagem!